Sidónio Pais nasceu a 1 de Maio de 1872 em Caminha e faleceu a 14 de Dezembro de 1918 em Lisboa, então com a idade de 46 anos.
Foi político, e exerceu igualmente os cargos de Ministro Do Fumento, Ministro Das Finanças, Embaixador de Portugal em Berlim e ocupou também o maior cargo da nação: o de Presidente da República Portuguesa.
Enquanto presidente da república, exerceu o seu cargo ditaturialmente e, fazendo com que fosse suspensa e alterada alguns pontos da Constituição de 1911.
Era igualmente Oficial De Artilharia, Professor na consagrada Universidade de Coimbra, onde lecionava Cálculo Diferencial e Integral.
Foi devido a ele que o republicanismo português teve a sua primeirafractura, mas, sendo amado pelo povo, que o aclamava por onde passava.
No dia 5 de Dezembro de 1918, é atingido a tiro, do qual já não voltaria a curar-se, falecendo 8 dias após esse atentado.
Segundo a tradição, as suas últimas palavras, eram um hino ao patriotismo, pois disse no momento do atentado:S"Morro bem, Salvem A Pátria!"
Sem comentários:
Enviar um comentário