Dom Afonso Henriques nasceu em 1109, em Guimarães ou em Viseu (não se sabe ao certo), e faleceu em Coimbra a 06 de Dezembro de 1185.
Foi o fundador do Reino de Portugal, e o primeiro Rei dos portugueses, e viria a ficar conhecido como o conquistador, o grande ou o fundador.
Toda a sua vida é coberta de conquistas, seja aos mouros seja na guerra que travou com Leão e Castela.
Seus pais foram o conde Dom Henrique de Borgonha e Dona Teresa, que por sua vez era infanta de Leão, e condessa de Portu Cale.
Existe quem defenda que Dom Afonso Henriques era filho de Egas Monis, que a tradição e a lenda diz ser o aio.
Quando o pai de Afonso morre, o filho toma uma posição de cariz político, que se opõe à sua mãe, então aliada a Fernão Peres De Trava, um nobre galego.
Vendo isto, Dom Afonso arma-se cavaleiro, e em 1128, a 24 de Junho, após ter vencido a famosa Batalha de São Mamede, Dom Afonso, passa a lutar por algo ainda maior: o reconhecimento do futuro Portugal, enquanto reino.
Em 1139, após vencer a famosa e lendária Batalha de Ourique contra um exército Mouro (batalha, onde, segundo a lenda, Cristo apareceu a Dom Afonso prevenínduo da vitória, se colocasse as suas cinco chagas, que muitos dizem ser o significado das cinco quinas), Afonso Henriques é aclamado como Rei De Portugal, com todo o apoio do seu exército.
Quatro anos depois, em 1143, a cinco de Outubro, é assinado o Tratado de Zamora, o qual reconhece a independência do nosso país.
Estando assim livres de confrontos externos, Afonso de Portugal procegue as suas conquistas, desta vez aos mouros, emporrando as suas fronteiras para sul, de Leiria ao Alentejo, fazendo com que fosse mais do que duplicado o território que então herdara.
Os muçulmanos, então, em sinal de profundo respeito, passaram-lhe a chamar Ibn-Arrik (filho de Henrique), ou El-Bortukali (o português).Os seus restos mortais repousam na igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
Sem comentários:
Enviar um comentário