sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

02 de Dezembro: Batalha de Austerlitz



Hoje recordamos o dia em que ocorreu a Batalha de Austerlitz, considerada por muitos a maior vitória de Napoleão Bonapart.
Ocorreu a 8 quilómetros de Brno, na República Checa.
Como resultado imediato desta esmagadora vitória, Francisco I abdica, e o Sacro Império Romano Germânico desagrega-se.
Esta batalha, conhecida também como a batalha dos três imperadores, teve como líderes militares o czar Alexandre I (comanda o exército Austro-russo), e Napoleão (comanda o exército francês).
Esta batalha teve a duração de 9 horas, perante uma estratégia muito bem montada por parte de Napoleão.
No dia 26 de Dezembro seguinte, França e Áustria assinam o Tratado de Pressburg, o qual vem reforçar os antigos tratados de Campo Formio e Lunéville, colocando assim a Áustria fora da guerra, e obrigando-a a seder território aos aliados da França, na Alemanha, e impondo ainda uma indenização de guerra de quarenta milhões de francos. Por sua vez, os Russos foram autorizados a voltar para casa, sem qualquer problema.
Esta batalha permitiu a criação da Confederação do Reno, um conjunto de estados alemães, com vista a separar a França da Europa Central.
Um ano depois, ainda em consequência desta guerra, Francisco II deixou como único título o de Francisco I da Áustria.
Embora isto tenha acontecido, não foi o bastante para deixar a Europa em paz,  pois a Prússia, que estava preocupada com a crescente infloência da França no Velho Continente, desencadeia a Guerra da Quarta Coalizão, isto em 1806.
Napoleão, efectivamente consegue alargar o seu poder na Europa, o qual o fará mais alguns anos, até ser desterrado para as Ilhas de Santa Hilena.

Sem comentários:

Enviar um comentário