domingo, 4 de dezembro de 2011

A Figura do Dia: Francisco Sá Carneiro




Francisco Sá Carneiro nasceu no Porto a 19 de Julho de 1934 e viria a falecer em Camarate (Loures) a 04 de Dezembro de 1980.
Foi advogado e político, fundador do PPD/PSD, a 6 de Maio de 1974.
Durante o estado novo, em 1969, Sá Carneiro entre para a Assembleia Nacional, com vista a fazer parte da ala liberal, e a conseguir mais liberdade para o país.
Visto que o não conseguiu fazer, retira-se um mês depois.
Foi para o Porto, e lá exerceu a sua profissão.
Quando estava no seu escritório no Porto, soube via rádio, a 25 de Abril de 1974, que o regime do Estado Novo acabara, e foi para Lisboa festejar e acompanhar os desenvolvimentos.
Começou então a pensar, que Portugal precisava da social democracia, e por isso, a 6 de Maio de 1974, funda, em conjunto com Joaquim Magalhães Mota e com Francisco Pinto Balsemão, o PPD/PSD.
Por várias vezes foi nomeado ministro sem pasta em governos provisórios, e foi nomeado para integrar a assembleia constituinte, da qual sairia a Constituição de 1976.
Por razões de saúde, Sá Carneiro demite-se da liderança do partido em 1977, voltando à chefia no ano que se seguiu.
Em términos de 1979, Francisco Sá Carneiro cria a Aliança Democrática (AD), sendo que a integravam, para além do PSD, o CDS (então chefiado por Diogo Freitas Do Amaral) e  o PPM (liderado por Gonçalo Ribeiro Teles), e ainda alguns independentes.
Esta coligação viria a vencer no ano seguinte, as eleições de Janeiro.
Falece em circunstâncias muito pouco exclarecidas, em 4 de Dezembro de 1980, na queda de um avião em Camarate, na noite desse dia.
No entanto, estravasando partidarismos, Sá Carneiro torna-se um ídolo para essa geração, e assim se mantêm até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário