Robert Louis Balfour Stevenson nasceu a 13 de Novembro de 1850 em Edimburgo (Escócia) e faleceu a 3 de Dezembro de 1894, na cidade de Apia (Samoa).
Caracterizou-se por escrever roteiros de viagem, dos quais alguns se tornaram verdadeiros clássicos, como é o Caso “A Ilha Do Tesouro”, “O Médico E O Monstro” e “As Aventuras de David Balfour”.
Seu pai era engenheiro civil, e por vontade do pai, seria também ele, mas a sua fraca saúde o impediu. Frequentou a Faculdade de engenharia de Edimburgo, e aí, durante os anos de 1870 e 1871 escreve para o jornal universitário “Edimburgh University Magazine”, revelando assim o seu gosto para a escrita.
Terminada a faculdade, no ano de 1873, muda-se para Londres (Inglaterra), pois sentia-se um pouco deslocado do ambiente familiar e pela moralidade e religiosidade puritanas. Nesta cidade frequenta os salões literários, para um pouco de tempo depois partirnuma longa viagem pela Europa Continental.
O ano de 1882 é caracterizado por ser muito profíquo na vida deste escritor.
Conhece a fama em 1886, quando escreve um dos seus clássicos “O Médico E O Monstro”.
Em 1889, estabelece-se definitivamente nas Ilhas Samoa (Apia).
Morreu de forma prematura aos 44 anos, enquanto escrevia a sua obra-prima, inacabada, “Weir of Hermiston”, sendo vítima de uma emorragia cerebral.
Está sepultado nas Ilhas Samoa, terra que ele acolheu no coração.
Sem comentários:
Enviar um comentário