terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Figura Do Dia: Dom Manuel I de Portugal



Dom Manuel I nasceu a 1 de Junho de 1469 em Alcochete, e faleceu a 13 de Dezembro de 1521 em Lisboa, sendo sepultado no mosteiro de Santa Maria De Belém (Mosteiro dos Jerónimos).
Teve como pais o Duque de Viseu Dom Fernando, e como mãe a infanta Dona Beatris.
Foi o 14º Rei de Portugal, e a suceder-lhe teve o seu filho, Dom João III.
Integrou a Ínclita Geração, da dinastia de Avis-Beja e foi cognominado como o Venturoso, pelos inventos felizes que o levaram ao trono, e que ocorreram durante o seu reinado, que foi um dos mais grandiosos de toda a História portuguesa.
À morte do seu primo direito Dom João II, de quem era Protegido, ascede ao trono português e continua com os descobrimentos portugueses então já iniciados.
Neste campo fizeram-se grandes descobertas, como o Caminho Marítimo Para A Índia, Descoberta do Brasil e a descoberta das ilhas Molucas, conhecida como as ilhas das especiarias, que foram muito importantes para a expansão do império luso.
Foi o primeiro Rei português a assomir o título de “Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia e Índia”.
Com a ajuda da imprensa, em 1521 Dom Manuel promulga uma legislação, que ficaria conhecida como “Ordenações Manuelinas”.
Apesar de se mostrar um pouco recioso, autoriza a entrada da Inquisição em Portugal, isto para cumprir cláusulas do casamento com Dona Maria de Aragão.
Com o dinheiro resultante da venda das especiarias, Dom Manuel realiza várias obras, que ficarão conhecidas como “Estilo Manuelino”, existindo vários exemplos em todo o país.
Por todo o desenvolvimento nacional, ficou para a história como um dos Reis mais amados pelo povo português, até hoje, mesmo passando quase quinhentos anos após a sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário