segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Figura do Dia: Mozart



De seu nome Joanes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, nasceu a 27 de Janeiro de 1756, em Salzburgo, e faleceu a 05 de Dezembro de 1791 em Viena (Áustria).
Foi um dos maiores compusitores de todos os tempos, mostrando a sua abilidade desde a sua infância, encantando a realeza europeia com as suas composições no teclado e no violino, pois já compunha desde os 5 anos de idade.
Na sua adolescência, Mozart foi contratado pela corte imperial de Salzburgo, mas rapidamente a abandonou devido às limitações musicais da cidade. Procurou trabalho em outras cortes europeias, mas sem socesso.
Em 1781, retorna a Viena e lá desentende-se com o seu anterior patrão, preferindo ficar na cidade de Viena a residir.
Aqui, em Viena, Mozart consegue fama, mas, no entanto, continua a passar dificuldades financeiras. É nestes últimos dez anos da sua vida que Mozart compõe algumas das suas obras maisfamosas, e também o seu famoso requiem.
A sua morte está envolvida em mistério, pois nunca se soube explicar de que morreu Mozart, mas deixou esposa (Constanze) e também 2 filhos.
É o autor de mais de 600 obras, das quais muitas delas são issenciais na música sinfónica, concertante, operística, coral, pianística e por último, de câmara.
Para os autores da sua época, Mozart compunha música muito bela, mas muito complexa e difícil.
Foi o referencial para muitos compositores durante todo o século XIX e princípios do século XX.
De modo geral, Mozart ganhou grande popularidade entre os leigos, sendo visto como um ícone muito popular, já pela crítica mais especializada, Mozart é visto como um dos maiores compositores de todo o ocidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário