sábado, 3 de dezembro de 2011

03 de Dezembro: O papa Gregório XVI Promulga uma Bula Que Condena A Escravidão



No dia 03 de Dezembro de 1839, o então papa Gregório XVI, através de uma bula, proíbe viementemente a escravidão de negros.
No entanto, isto não era de todo novidade para a igreja e para o mundo de então: já anteriormente, no século XVI, o Papa Paulo III exige na bula Sublimis Deus, que os índios (da América, recordando que era chamada de Índias Ocidentais), fossem respeitados nas suas propriedades.
Ainda antes, em pleno século XV, mais propriamente em 7 de Outubro de 1462, qualifica a escravatura como Magnum Scelus (grande crime), isto quando se referia ao Comércio de Escravos. Ainda mais tarde, o papa Pio VII, desenvolve esforços para que a escravatura seja abolida, e ainda antes, o papa Bento XIV em 1741, na bula Imensa Pastorum, condena a escravidão.
Como se pode ver, estes exemplos confirmam que esta bula do Papa Gregório XVI não está isolada no tempo, como às vezes se poderá pensar.
Estas declarações contra a escravatura continuarão a existir com os papas seguintes, e assim ocorre até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário